6 razões para investir na segurança

Publicado
Jan 28, 2021
Última Edição
Fev 01, 2021
Categoria: SST

Saúde e Segurança no Trabalho realmente é um investimento. Tanto empregados quanto empregadores podem desfrutar dos benefícios da segurança e saúde ocupacional que vão desde a melhora na qualidade de vida até ao aumento da produtividade e redução de custos com multas, acidentes e encargos trabalhistas .

Segundo dados do Ministério da Previdência Social, o Brasil registra em média cerca de 700 mil acidentes de trabalho anualmente. Por conta desses números, a segurança do trabalho tem se tornado uma preocupação cada vez mais presente no cotidiano de empresas, não só devido às obrigações legais. Implementar um sistema de prevenção de acidentes pode trazer uma série de vantagens para sua empresa, que vão desde a melhora na qualidade de vida até ao aumento da produtividade e redução de custos com acidentes, encargos trabalhistas e multas.

Inclusive, este é o tema deste post. Fizemos uma lista com as seis principais vantagens que sua empresa obtém ao investir na segurança e saúde do trabalho. Prossiga com a leitura e confira.

1 - Redução ou eliminação dos riscos do trabalho

Investir em segurança do trabalho possui um evidente objetivo principal: reduzir ou eliminar os riscos que existem na execução de determinadas atividades. Isso significa que, ao investir em equipamentos e práticas mais seguras. A empresa está automaticamente diminuindo todos os riscos ligados às operações de rotina, evitando doenças e lesões aos trabalhadores, e ainda, melhorando seus resultados.

Ao se preocupar em estar dentro da lei e garantir a saúde e a segurança na empresa, as chances de acontecer acidentes ficam muito menores. E caso eles aconteçam, as chances de impedir que os resultados sejam graves são maiores.

2 - Redução dos custos da empresa

Uma razão pouco considerada para investir em segurança é o fato de que esse investimento atua na redução de custos. Embora inicialmente esse investimento seja um pouco mais elevado, ele é feito em longo prazo, o que significa que ele continuará a fornecer resultados de forma crescente.

A redução dos custos acontece devido a dois motivos principais: o primeiro baseia-se no fato de que a empresa precisa gastar menos com licenças médicas e indenizações concedidas pela justiça causadas por acidentes que poderiam ter sido prevenidos. O segundo diz respeito ao fato de que há menos interrupções e tempos de parada, que são prejudiciais para a empresa.

Também é preciso ficar atento durante a fiscalização da segurança da sua equipe. Conte, por exemplo, com quadros informativos sobre a especialização de cada funcionário ou incentive a formação de uma comissão interna dos colaboradores como forma de prevenir acidentes e doenças decorrentes de suas atividades laborais.

É importante ressaltar também que as condições de Saúde e Segurança do Trabalho são definidas por Normas Regulamentadoras e leis que impõem a organização das empresas, no qual cada setor profissional possui as suas próprias diretrizes.

3 - Evita o risco de multas e processos trabalhistas

Embora esta vantagem esteja intimamente ligada com a anterior, ela merece um tópico próprio. A segurança do trabalho é uma obrigação prevista em lei e, portanto, o investimento nesse setor garante a redução ou mesmo eliminação dos riscos de um problema com a fiscalização do trabalho e outras. Com os investimentos sendo feitos adequadamente, a empresa não passará por uma autuação ou mesmo paralisação de seus serviços.

Com menos problemas com a fiscalização, a empresa tem menos custos com multas e também tem sua imagem menos prejudicada e menos envolvida em escândalos diversos, melhorando os resultados corporativos.

4 - Melhora significativa da imagem corporativa

Por falar em melhora da imagem da empresa, este é outro ponto que merece destaque. Uma empresa preocupada com a segurança dos seus funcionários é uma empresa que naturalmente demonstra maior responsabilidade social, e esta responsabilidade quando realmente praticada é um fator relevante para a credibilidade das organizações. Implantar ações como forma de realizar os valores comunicados pela empresa é bem vista não somente pela equipe, mas também pela comunidade.

Ao investir na saúde e segurança dos funcionários, a empresa passa a ser vista de forma mais positiva e tem sua imagem corporativa melhorada. Desta forma, ela conquista, por exemplo, respeito dos clientes e um melhor posicionamento no mercado.

Além disso, a melhora da imagem funciona como um importante aliado para o empreendimento se tornar uma referência e uma autoridade no seu ramo de atuação. Dessa maneira, a empresa consegue se posicionar como a melhor opção de negócios e compras para os clientes.

5 - Aumenta a motivação e a produtividade da equipe

Uma equipe que se sente segura no ambiente e que sabe todos os procedimentos de segurança tende a ser mais motivada a trabalhar. Além de se sentirem seguros para a realização das tarefas, os profissionais também se sentem mais valorizados por terem sua segurança levada como prioridade pela empresa.

Trabalhar com segurança e sabendo que os gestores se preocupam com a qualidade de vida e o bem-estar dentro da empresa deixa os funcionários mais felizes. Por sua vez, eles desempenham seu trabalho com mais dedicação e isso reflete em boas relações com os clientes, o que faz sua empresa progredir sempre. Essa motivação, inclusive, ajuda a melhorar o relacionamento entre empregados e gestores, garantindo resultados benéficos para ambas as partes.

6 - A empresa age dentro a lei

Se seu estabelecimento oferece todo o suporte necessário à saúde e segurança na empresa, as chances de acontecer um acidente são muito menores e, consequentemente, de ter problemas relacionados à justiça também. Quando o investimento em segurança do trabalho é feito do jeito certo a empresa pode ser eximida de algumas responsabilidades em relação a acidentes que eventualmente podem vir a acontecer. Ao provar que forneceu todos os equipamentos de segurança, o treinamento e a fiscalização do uso, a empresa poderá ser eximida da responsabilidade de pagar pelo ato de imprudência do funcionário.

 

Entendeu o quão importante é a segurança e saúde ocupacional? Ao implementar um sistema de prevenção de acidentes, você está investindo nos funcionários e na sua empresa. Investir em saúde e segurança na empresa vai além do que cumprir o que a lei manda. Essas atitudes ressaltam a preocupação da companhia com o bem-estar de clientes e funcionários, aumentam a confiança no seu negócio e melhoram a produtividade da equipe.

Manter sua empresa com tudo em dia ajuda os gestores manterem o foco na produtividade e traz mais tranquilidade para as tomadas de decisão, pois sabem que estão com todas as obrigações legais em dia.

Agora que já explicamos seis bons motivos para você investir na segurança e saúde ocupacional, que tal assinar nossa newsletter? Desta forma, você não perderá nenhum conteúdo do blog.

Publicações Relacionadas

Fique ligado! Assine nossa newsletter

Não se preocupe, não enviaremos spam

Categorias